Com praias de areia fina e branca, água quente de um azul cristalino, palmeiras, ondas perfeitas, coral e peixe de todas as cores, as Maldivas são um dos últimos édenes, uma oferta da natureza para quem vive intensamente o mar e a praia.
Localizado na linha do equador em pleno Oceano Índico, a sudoeste da Índia e do Sri Lanka, este arquipélago forma uma grande “nação aquática” composta por cerca de 1190 ilhas agrupadas em 26 atóis, das quais apenas 283 são habitadas.
Todas elas estão rodeadas por lagoas de águas cristalinas e pouca profundidade e fazendo das Maldivas um paraíso tropical único no mundo, não sendo por acaso que Marco Pólo as descreveu como "A Flor das Índias"
Clima
O Clima das Maldivas é tropical, quente (29º-32º) e húmido ao longo de todo o ano, sendo caracterizado por duas monções. De maio a outubro a monção de sudoeste, traz um clima mais instável com alguma chuva e vento, sendo o melhor período de surf nos Atóis de Malé. De novembro a abril o clima é caracterizado pela monção de nordeste, um período mais seco e soleado mas com menos ondulação.
Monção
• dezembro a março - monção de NE – bom tempo, ideal para praia
• abril - período de transição
• maio a outubro - monção de SO – bom para surf
• novembro - período de transição
Época
Existem 2 épocas surf nas Maldivas. De março a outubro funciona o Atol de Malé (Malé Norte e Malé Sul), onde se encontram a maioria dos resorts com programas de surf e os picos mais consistentes e conhecidos, e de fevereiro a abril e setembro a outubro os Atóis do Sul, a de surf região mais remota e exclusiva das Maldivas.
Surf
Com power QB, água quente e uma perfeição sem igual, as Maldivas tornaram-se numa referência para todos aqueles que procuram exotismo e surf de qualidade com níveis mais elevados de conforto e segurança.
Nas Maldivas encontramos ondas de vários tipos e para vários níveis, com tamanhos médios entre 1 metro e 2,5 metros, podendo haver dias maiores.
Material Recomendado
Pelo clima quente e húmido a melhor opção de vestuário serão roupas leves e de algodão.
Para o surf são recomendadas botinhas, para evitar cortes nos corais, lycra de manga comprida e chapéu ou capacete. Não esquecer wax de água quente, chop extra, cordinhas, protetor solar e kit de reparação.
Embora a escolha de pranchas seja pessoal, poderíamos aconselhar para as Maldivas um quiver de 2 ou 3 pranchas: uma para os dias pequenos, uma para os dias médios e uma para os dias maiores ou com mais power.
Onde Ficar?
Resorts, Barcos ou “programas combinados”
Nas Maldivas poderá optar por ficar num resort, onde uma grande variedade de serviços e atividades estão disponíveis, sendo uma escolha acertada para casais, famílias com crianças ou para todos aqueles que pretendem uma semana de surf e atividades de mar com a garantia de todo o conforto, num barco, com a vantagem do acesso direto aos melhores picos com total liberdade de horários permitindo aproveitar ao máximo todo o potencial do surf, podendo ainda optar por um “programa combinado”, ficando uns dias num resort e outros tantos a bordo.
As Maldivas são um país de religião islâmica pelo que há algumas condicionantes ao nível de consumo de álcool e vestuário. Em Malé e nas restantes ilhas locais (não resorts) não é permitido o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica. Fora dos resorts e barcos turísticos aconselha-se o uso de vestuário discreto e a observação das restrições derivadas da religião islâmica. Os homens deverão ter sempre uma camisa/t-shirt vestida e as senhoras roupa que cubra os ombros e coxas. A permanência na praia de biquíni ou fato de banho é hoje em dia possível em algumas ilhas locais, mas a sua utilização é restrita a determinadas praias. Deverá sempre informar-se sobre qual o tipo de vestuário utilizado consoante o local e alojamento escolhido.
Vacinas, Passaporte e Visto
É necessário que o passaporte seja válido pelo menos por seis meses e que se seja portador de um bilhete de ida e volta com datas de regresso confirmada. Deverá consultar o seu médico antes de partir. Aconselha-se uma boa protecção contra os mosquitos apesar da malária ter sido erradicada das ilhas. Não se recomenda a água da torneira.
Existem 3 grandes regiões de surf nas Maldivas, o Atol de Malé, dividido em Atol de Malé Norte e Atol de Malé Sul, os Atóis Centrais, ambos com época de março a outubro e os Atóis do Sul que funcionam com as melhores condições de fevereiro a abril e agosto a outubro.
O Adaaran Hudhuranfushi é um resort de 4 estrelas, ideal para surfistas ou viajantes à procura de umas férias de sonho.
Com uma vasta oferta de facilidades, um novo conceito de guest house nas Maldivas.
Situado nos atóis centrais rodeado por ondas de qualidade e sem crowd.
Um resort exclusivo em Gaafu Dhalu nos atóis do Sul, a região de surf mais remota das Maldivas.
Um paraíso para os surfistas, com acesso por terra a dois picos de surf e a outros cinco spots a apenas 15 minutos de barco.
O Cinnamon Dhonveli Maldives está situado numa pequena ilha do atol Malé Norte, a cerca de 25 minutos de lancha rápida do aeroporto internacional de Malé.
O Kandooma está situado no atol de Malé sul. É um resort ideal para surfistas, casais, famílias e luas-de-mel.
Um resort que oferece as condições ideais para umas férias a dois, um autêntico paraíso.
Pertencente à cadeia Four Seasons é um resort de 5 estrelas luxo, escolha acertada para umas férias de surf ou lua-de-mel no paraíso.
Situada na ilha de Himmafushi , é a ilha da conhecida direita de Jailsbreak.
Localizada na ilha de Thulusdhoo, na região de Malé Norte e com uma vista espetacular sobre a famosa direita de Cokes.
Opção bastante versátil e económica para quem quer explorar os imensos spots espalhados pelos atóis de Malé Sul e Norte.
A frota mais experiente das Maldivas, composta por barcos tradicionais de menor dimensão ideais para pequenos grupos.
Um barco moderno e bem mantido, é a nossa recomendação para umas férias de surf com todo o conforto.
O Horizon II é um barco simples com 6 cabines duplas e capacidade máxima para 12 passageiros. Está durante toda a temporada nos atóis do Sul.
O Felicity é um barco com 28 metros tipo “gulet” espaçoso e confortável, ideal para grupos de 6 a 12 pessoas.
Um charter recente, oferecendo o equilíbrio perfeito entre conforto e aventura, para grupos pequenos em busca do melhor surf.
O Gurahali é um barco de qualidade construído em 2008 com os melhores materiais disponíveis internacionalmente.
Um barco exclusivo com capacidade até 6 pessoas, ideal para programas de lua-de-mel ou pequenos grupos combinados com resorts.